Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    16-09-2022

    FISCALIZAÇÃO CREMESP E CREA-SP

    Parceria entre Conselhos na vistoria de unidades de saúde visa aumentar a segurança no atendimento médico

     

    Garantir a realização de vistorias mais eficazes e criteriosas – tanto pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) quanto pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP), proporcionando mais segurança no atendimento aos pacientes, é o objetivo da assinatura de um termo de cooperação entre as duas autarquias. 

    A atuação conjunta dos Conselhos de fiscalização nas unidades de saúde, entretanto, se dará de forma independente, garantindo a manutenção das prerrogativas de fiscalização próprias de cada Conselho.

    Segundo a presidente do Cremesp, Irene Abramovich, a promoção de uma força-tarefa especial de fiscalização da responsabilidade técnica em estabelecimentos de saúde, pelo CREA-SP, vai conferir maior segurança ao atendimento assistencial, reduzindo as chances de que eventuais falhas técnicas e de manutenção em equipamentos possam interferir no trabalho dos médicos e suas equipes.

    Os agentes fiscais do CREA-SP já iniciaram esse trabalho de fiscalização em unidades de saúde, e estão passando por hospitais, clínicas e postos de saúde para averiguar se há profissionais da área tecnológica habilitados e à frente das atividades técnicas necessárias ao bom funcionamento dos equipamentos instalados nesses locais. 

    A fiscalização do CREA-SP tem como foco as áreas de engenharia clínica, manutenção de equipamentos médicos, instalações etc, sem que haja interferência sobre as atividades médicas, que seguem sendo fiscalizadas pelo Cremesp, no tocante à assistência médica, comissões, escalas, protocolos médicos etc.

    “É muito importante saber se as instalações e equipamentos estão funcionando adequadamente, dentro das normas estabelecidas pelo CREA, uma vez que isso irá garantir maior segurança no atendimento, tanto para os médicos e sua equipe como para os pacientes”, afirmou o conselheiro e coordenador do Departamento de Fiscalização do Cremesp, Daniel Kishi.

    Além disso, “é fundamental ter atestada a qualidade dos equipamentos utilizados nos procedimentos, para que se possam apurar as verdadeiras responsabilidades sobre eventuais denúncias que chegam ao Conselho, considerando que elas podem ser erroneamente atribuídas a imperícia ou negligência do Médico, enquanto, na verdade, ser decorrentes de falhas técnicas em equipamentos”, pontuou Kishi.
     

     

     


    Este conteúdo teve 6 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 486 usuários on-line - 6
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.