Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 12-11-2025
    Juntos com os médicos do interior
    Cremesp demonstra mais uma vez seu pioneirismo e leva a Ribeirão Preto o 2º Treinamento de Inteligência Artificial em Medicina
  • 12-11-2025
    Nota de pesar
    Cremesp lamenta profundamente o falecimento do médico Ivlacir Idilhermano Vasques Silva
  • 11-11-2025
    Nota de pesar
    Cremesp expressa seus sentimentos pelo falecimento da médica Claudia Giuli Santi
  • 10-11-2025
    Nota de pesar
    Cremesp lamenta o falecimento do professor Yukio Moriguchi
  • Notícias


    10-09-2025

    Nova geração

    Impacto das redes sociais X construção da reputação ética fomentaram debates no webinar para jovens cirurgiões plásticos




    O bem maior que um médico pode estabelecer em sua carreira é a reputação ética e uma das especialidades que mais a colocam em xeque é a Cirurgia Plástica. Diligentes sobre os princípios éticos da formação e do desenvolvimento da carreira dos especialistas, a Comissão do Médico Jovem e a Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do Conselho promoveram o webinar Cremesp ouve a nova geração de Cirurgia Plástica, evento online realizado na sede, no dia 8 de setembro. Além dos avanços técnicos e científicos, o Cremesp se propôs a aliar tradição, inovação e ética em um evento que fortalece a profissão ao debater temas do interesse do médico jovem. Entre os assuntos tratados estavam o posicionamento no mercado e a diferenciação profissional; a gestão do consultório, precificação e empreendedorismo; construção da reputação ética sob as influências do marketing, das redes sociais e do relacionamento com os pacientes; os desafios práticos da especialidade, com as complicações, responsabilidade ética e a defesa da especialidade; o equilíbrio entre vida pessoal, bem-estar e carreira médica; e o ensino da Cirurgia Plástica institucional. 

    “A construção da reputação médica tem preocupado o Cremesp. A especialidade da Cirurgia Plástica é um terreno fértil para desvios éticos e o nosso propósito de gestão é levar o conhecimento ético, não somente a punição ”, disse Angelo Vattimo, presidente do Cremesp e coordenador da Comissão do Médico Jovem, que criou o evento. “As redes sociais tornaram-se ferramentas de grande sedução e, com isso, os profissionais sem formação adequada acabaram aderindo a um ‘marketing tóxico’ e antiético. Levar o conhecimento por meio de atividades como essa é abrir espaço para alinhar e apresentar caminhos que levem a uma atuação em parceria junto às próprias sociedades de especialidades”. 

    Além de Vattimo e de conselheiros do Cremesp, foram convidados para os debates Luciano Ornelas Chaves, cirurgião plástico e diretor do Departamento Nacional de Defesa da Especialidade (Denade) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e os cirurgiões plásticos Ariane Garcia, André Cervantes Garcia Rodrigues, Rogério Rafael da Silva Mendes e Victor Penteado Figueiredo Pagotto e o R5 Felipe Landgraf. 

    Formação
    Cerca de 70% dos cirurgiões plásticos brasileiros têm menos de 15 anos de especialidade. Na visão de Luciano Chaves, da SBCP, eles estão inovadores, criativos e habilidosos, do ponto de vista técnico e cirúrgico, mas agregam tecnologias que precisam de critérios para ser bem indicadas ao paciente. 

    “Somos defensores de que o ensino de Cirurgia Plástica deve ser, prioritariamente, ordenado e conduzido de forma institucional”, afirmou. Ele relatou que a SBCP irá desenvolver novamente programas de ensino a distância, levando conhecimento científico de alto nível aos jovens profissionais de todo o País, independente da gestão da entidade. 

    Para o R5 Landgraf, a experiência na Residência em um centro de reconstrução crânio-facial lhe ensina também o lado humano, que não é enfatizado na graduação. “A Cirurgia Plástica nos dá a oportunidade de recuperar as funções dos pacientes e realocá-los na sociedade de maneira integral. Ver os resultados práticos e a gratidão deles nos engradece como profissionais e seres humanos”, conta. 

    Vida pessoal
    Para a conselheira Maria Aparecida Pedrosa dos Santos, os jovens médicos estão mais preocupados com a questão do equilíbrio entre vida pessoal e carreira, prezando mais a saúde mental que as gerações anteriores. “É importante para o Cremesp ouvir e acolher esses médicos, possibilitando entender seus anseios e propor melhorias para todos os profissionais”, comentou. Esse conceito foi confirmado por Rodrigues, que vê os novos colegas lidarem, desde o início da carreira, com equilíbrio nas jornadas para atingir o sucesso profissional. 

    Gestão
    O psiquiatra e diretor 1º tesoureiro, Pedro Sinkevicius Neto, ressaltou a intenção do evento de aproximar os médicos jovens do Cremesp, enfatizando que há muitos profissionais despreparados para a gestão da carreira. Ele sugere ter uma boa relação com o contador mas, independentemente desta orientação especializada, que o médico busque entender as áreas financeira e tributária. Com isso, é possível ter noção do quanto se ganha e gasta efetivamente. 

    Publicidade
    Em seus comentários sobre o uso do marketing na carreira dos médicos, a dermatologista e conselheira Eliandre Costa Palermo mencionou o avanço proporcionado pela Resolução CFM 2.336/2023, que estabelece novas regras para a publicidade médica, definindo critérios de divulgação, permissões e proibições para evitar demandas judiciais e abertura de processos ético-profissionais contra médicos. Entre as permissões está a possibilidade de divulgação do ‘’antes e depois’’ de procedimentos, mas com caráter educativo, sendo proibidos o sensacionalismo e a autopromoção. 

    “Precisamos dosar o que será publicado nas redes sociais e, ao mesmo tempo, temos competidores desleais (não médicos), que ‘vendem’ procedimentos baseados apenas em resultados e não pela indicação. Os médicos jovens precisam entender que há lugar para quem é ético e correto e que o paciente que está interessado em algo diferente não é o seu cliente fiel. Daqui a dez anos, quem estará consolidado é o profissional que oferece segurança, por sua conduta, e isso depende de como o médico se posiciona desde já”, opinou. 

    Mendes, médico assistente de Cirurgia Plástica Reparadora do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC/FMUSP), afirmou que, desde o início de sua carreira como residente, buscou como regra estabelecer relação médico-paciente, oferecer boa vontade de resolver complicações e propor resultados realistas como pilares de atuação, evitando com isso possíveis problemas de ordem ética ou jurídica. 

    Reputação 
    Edson Umeda, conselheiro e coordenador da Câmara Técnica de Bioética, chamou a atenção para o fenômeno da superexposição pessoal desde a formação universitária dos jovens médicos e o desafio ético diante do respeito ao paciente. “Não podemos esquecer de que todo ato médico se ancora em ética e no respeito à dignidade humana. Os cirurgiões plásticos, muitas vezes, se veem diante da grande expectativa do paciente com o que a Medicina proporciona. Por isso, devem fornecer informações explícitas sobre a limitação da técnica, evitando conflitos éticos”, pondera. 

    Para ele, a reputação ética é um patrimônio imaterial e não nasce de atos grandiosos, mas de pequenas escolhas acertadas do dia a dia, que envolvem consultas com honestidade, negativa prudente de procedimentos desnecessários e humildade para reconhecer possíveis erros. 

    A psiquiatra e vice-presidente do Cremesp, Maria Alice Saccani Scardoelli, recomendou aos jovens cirurgiões plásticos: “tenham foco na relação médico-paciente que o Conselho está aqui para proteger os bons médicos e defender a sociedade dos maus profissionais”. 

    O evento foi o início de uma série de atividades planejadas pela Comissão do Médico Jovem junto às sociedades de especialidades com foco nos cuidados da carreira médica em campo, a valorização do título de especialista e pautas voltadas ao padrão ouro do ensino e Residência médica, formando assim um grande movimento voltado aos nossos jovens médicos do Estado de São Paulo. 
     

    Assista ao vídeo do webinar, na íntegra


    Foto: Osmar Bustos
     


    Este conteúdo teve 1170 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2025 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 1634 usuários on-line - 1170
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.