PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PÁGINA 1
Nesta edição


PÁGINAS 4 E 5
Cartas e notas


PÁGINAS 6,7,8,9,10 E 11
Entrevista


PÁGINAS 12 E 13
Crônica


PÁGINAS 14, 15, 16 E 17
Dossiê Acupuntura: uma breve história


PÁGINA 18
Dossiê acupuntura relato de caso


PÁGINAS 19,20,21,22,23
Dossiê acupuntura: panorama


PÁGINAS 24, 25, 26 E 27
Dossiê acupuntura em foco


PÁGINAS 28 E 29
Dossie Acupuntura: Vanguarda


PÁGINAS 30 E 31
Tecnologia


PÁGINAS 32 E 33
Medicina no mundo


Páginas 34 e 35
Opinião


páginas 36,37 e 38
Hobby


PÁGINAS 39,40,41 E 42
Gourmet


PÁGINAS 43,44,45 E 46
Agenda Cultural


PÁGINA 47
Resenha


PÁGINA 48
Fotopoesia


GALERIA DE FOTOS


Edição 88 - Julho/Agosto/Setembro de 2019

PÁGINA 1

Nesta edição

Acupuntura pode unir o conhecimento milenar e a ciência ocidental

 

Mais do que discutir sobre a especialidade, o tema principal desta edição da Ser Médico busca suscitar uma reflexão a respeito da importância de se praticar a acupuntura sob a ótica da ciência médica.

A Medicina ocidental contemporânea oferece à população o que antes era inimaginável: desde a erradicação de doenças, como a varíola, até a possibilidade de viver anos com órgãos transplantados. O caminho até se chegar a essas conquistas não foi fácil, e somente começou a prosperar no século 17, quando pensadores, como o filósofo inglês Francis Bacon, passaram a defender o método científico.

Paralelamente, o contato entre o Oriente e o Ocidente também foi se intensificando, ao longo dos últimos séculos. Os chineses, mesmo possuidores de uma medicina tradicional milenar, tiveram a perspicácia de estudar, sob a ângulo da ciência médica, o que antes fora descrito por meio de inferências. Um dos maiores exemplos disso foi a descoberta da artemisinina,cuja história abordamos na seção Medicina no Mundo. Não somente na medicina os chineses souberam aplicar o método científico, hoje o país é uma potência mundial em ciência.

O Brasil poderia seguir os passos da China, mas, infelizmente, muitos de seus políticos buscam um enfraquecimento das ciências médicas e a relativização e deturpação de conceitos científicos. Assim surgiu o Projeto de Lei nº 1549/2003, que prevê a prática da Acupuntura por não médicos, contra o qual o Cremesp vem se opondo no Congresso Nacional. Permitir essa indiscriminação significa afastar a especialidade do caminho de um tratamento com maior evidência científica, pois a aplicação do raciocínio clínico e da nosologia médica permite que sejam criados protocolos de estudo racionalmente fundamentados, bem como sua aplicação segura aos pacientes. Sendo também médico conhecedor da medicina ocidental, o especialista em Acupuntura pode reconhecer em que momento apenas a medicina chinesa não basta e outros tratamentos são necessários.

Esperamos que a matéria sirva, também, para reforçar esses conceitos junto à sociedade.

Além do tema da capa, exploramos ainda assuntos culturais, como o do cirurgião que decidiu empreender na área de culinária oriental; e apresentamos uma resenha de livro que aborda questões da sociedade chinesa.

A entrevistada é uma ortopedista, atleta de alto rendimento, filantropa e mãe, que inspira muitas outras médicas a superar limites. A Crônica traz a doação de órgãos e a história do pequeno Davi em sua batalha contra conflitos familiares. Em Hobby, mostramos a paixão de um médico pela música. Quanto à seção de Tecnologia, divulgamos inovações, que podem ser aplicadas à Medicina. A educação médica é o tema da seção Opinião e, na Agenda Cultural, ampliamos as sugestões para o Interior, e apresentamos opções para os mais diferentes gostos, do clássico ao contemporâneo, do tradicional ao alternativo. Boa leitura!

*Edoardo Filippo de Queiroz Vattimo
Coordenador da Assessoria de Comunicação


Este conteúdo teve 347 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 86 usuários on-line - 347
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior