PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág.1)
Ponto de Partida - Novo Código de Ética Médica reafirma o respeito ao ser humano


ENTREVISTA (pág. 4)
Uma conversa com o introdutor do ensino de Nutrologia nas escolas médicas do país


EM DEBATE (pág. 9)
Abortamento espontâneo: entender porque ocorre reduz o estresse associado à perda


CRÔNICA (pág. 12)
Ruy Castro e a biografia que escreveu sobre a "pequena notável"...


SAÚDE NO MUNDO (pág. 14)
O sistema de saúde português garante a melhoria significativa de saúde da população


AMBIENTE (pág. 18)
Conheça a rede mundial Saúde Sem Dano: mais de 50 países participam


SINTONIA (pág. 21)
Indústria de alimentos deve estimular o consumo de produtos saudáveis


EM FOCO (pág. 23)
Forças Armadas do Brasil e Força Expedicionária Brasileira


GIRAMUNDO (pág. 26)
Curiosidades da ciência e da história


PONTO COM (pág. 28)
Canal de atualização com as novidades do mundo digital


HISTÓRIA (pág.30)
A assepsia das mãos na prática médica


GOURMET (pág. 33)
Acompanhe a preparação de uma receita especial para a macarronada do domingo...


CULTURA (pág. 36)
Tide Hellmeister: artista de técnicas variadas, deixou obras expostas no Cremesp


TURISMO (pág. 40)
Registro de um passeio inesquecível pelos vilarejos franceses


CABECEIRA (pág. 46)
Confira as sugestões de leitura do médico cardiologista Adib Jatene


CARTAS (pág. 47)
Versões digitais do JC e da SM facilitam acesso e leitura


POESIA(pág. 48)
Explicación, de Pablo Neruda, no livro Barcarola (1967)


GALERIA DE FOTOS


Edição 51 - Abril// de 2010

PONTO COM (pág. 28)

Canal de atualização com as novidades do mundo digital

Wikipedia

Dois alemães movem ação contra a Wikimedia Foundation – instituição sem fins lucrativos, sediada nos EUA, que mantém a enciclopédia online Wikipedia – por violação de seus direitos à privacidade. Condenados à prisão perpétua em 1993, por terem matado um ator alemão, obtiveram liberdade condicional alguns anos depois. A lei alemã permite que eles recomecem nova vida e a mídia local não pode mencionar seus nomes completos vinculados ao crime. Os wikipedianos de língua inglesa mantiveram a vinculação.

Sabedoria
“O fato de a Wikimedia ter desafiado a soberania do Estado alemão não deveria ser descartado como apenas mais um desdobramento irônico da pós-modernidade. (..) Se os jornais fazem os primeiros rascunhos da história, os wikipedianos produzem os últimos e – graças ao Google – os mais vistos. A Wikipedia tornou-se uma plataforma poderosa com enorme repercussão no mundo real (...). O caso alemão demonstra que muitas das disputas sejam talvez bastante complexas para serem encaixadas na rebelde estrutura de regras e condutas da Wikipedia. Para resolver tais casos satisfatoriamente, é preciso ter profundo entendimento de filosofia, história, direito e ética; e alguma sabedoria mundana duramente conquistada também não atrapalharia.”

Trechos de artigo de Evgeny Morozov, pesquisador da Universidade Georgetown, no Herald Tribune, sobre o caso alemão.

Twitter 
São Paulo é a quarta cidade que mais utiliza o Twitter no mundo. De acordo com o ranking, do blog TechCentral, do jornal britânico The Times, a capital paulista aparece atrás de Londres, Nova York e São Francisco. O microblog cresceu 1.382% no Brasil, no último ano. Além de rede social, é utilizado por empresas e instituições para disponibilizar e compartilhar conteúdos breves em tempo real; e pode funcionar como call center, SAC e indicar pautas aos grandes jornais, entre outros.

Censo na rede
Pela primeira vez, o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dará à população a opção de preencher o questionário pela internet. A ideia é facilitar a participação das pessoas que não têm tempo ou não se sentem confortáveis em conversar com recenseadores. Porém, quem optar por responder o questionário pela internet terá de receber o recenseador para gerar uma senha de acesso ao portal do IBGE. O Censo 2010 começa em agosto.

Museu virtual


O Projeto Era Virtual – Museus vai colocar na rede o acervo de 12 museus brasileiros. Inicialmente disponibilizou, em março, as obras de cinco instituições – Museu do Oratório, de Ouro Preto; Museu de Artes e Ofícios, de Belo Horizonte; Casa Cora Coralina, de Goiás; Museu Nacional do Mar, de São Francisco do Sul; e Museu Victor Meirelles, de Florianópolis.
Acesse www.eravirtual.org

Proteção ou censura?
Parlamentares franceses aprovaram, em fevereiro, por 312 votos contra 214, uma lei que permite ao governo monitorar pessoas pelo acesso ao computador. A lei, que ainda precisa passar por mais duas instâncias, abrange várias áreas, como o combate à pornografia infantil, pedofilia e aumento de penas para roubo de identidade online. Prevê também a possibilidade de os provedores serem obrigados a bloquear ou filtrar endereços da internet, quando o governo julgar necessário.

Boca a boca digital
Antes de comprar um produto ou contratar um serviço, 92% dos internautas brasileiros pesquisam na internet, de acordo com estudo do TNS Research International. E ainda, 76% dos entrevistados procuram dados em fóruns ou blogs, 50% deles já mudaram de opinião sobre uma compra ao encontrarem uma opinião negativa e 28% fecharam a negociação baseados no relato de outros consumidores. A influência desse “boca a boca digital” comprova que a web é decisiva para a interação das marcas com a comunidade online.

Google recua
Para apaziguar as críticas e protestos, o Google teve de promover rápidas mudanças logo após disponibilizar no seu sistema a ferramenta de relacionamento Buzz. Usuários o consideraram um invasor de privacidade. O Buzz cria automaticamente no Gmail uma rede social, semelhante ao Facebook, formada pelos contatos dos usuários de e-mails. A empresa foi criticada por expor informações pessoais de seus usuários sem autorização. Após as críticas, promoveu nova ferramenta que permite escolher quem pode ou não ver a lista de contatos pessoais.

Rádio saúde online
O Ministério da Saúde colocou no ar, na internet, a Web Rádio Saúde que, além de executar clássicos da música brasileira, traz notícias sobre saúde.
http://www.webradiosaude.com.br/radioonline


Este conteúdo teve 102 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 292 usuários on-line - 102
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.