PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág. 1)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág. 4)
Edmund Pellegrino, do Kennedy Institute of Ethics


SAÚDE NO MUNDO (pág. 9)
E U R O P A


CRÔNICA (pág. 12)
Cássio Ruas de Moraes*


SINTONIA (pág. 14)
Alexandrina Meleiro*


DEBATE (pág. 18)
A atuação de recém-formados em regiões distantes do país


SUSTENTABILIDADE (pág. 24)
O descarte e a reutilização de materiais


HISTÓRIA DA MEDICINA (pág. 27)
Por Renato M.E. Sabbatini*


GIRAMUNDO (págs. 30/31)
Curiosidades da ciência e tecnologia, da história e da atualidade


PONTO COM (págs. 32/33)
Acompanhe as novidades que agitam o mundo digital


HOBBY (pág. 34)
Valdir Lopes de Figueiredo


LIVRO DE CABECEIRA (pág. 37)
O Conto da Ilha Desconhecida - André Scatigno*


CULTURA (pág. 38)
INHOTIM - Todos os sentidos da arte


CARTAS & NOTAS (pág. 43)
Comentários, Fontes e Referências Bibliográficas


TURISMO (pág. 44)
Na Garupa de um Motociclista...


FOTOPOESIA( pág. 48)
Sophia de Mello Breyner Andresen


GALERIA DE FOTOS


Edição 56 - Julho/Agosto/Setembro de 2011

PONTO COM (págs. 32/33)

Acompanhe as novidades que agitam o mundo digital

Internet também emagrece

A Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, mostrou, por meio de um estudo, que a Internet pode ajudar quem quer perder peso. Durante 12 semanas, dois grupos – um real e outro on-line – participaram de um programa de emagrecimento. Enquanto um fazia exercícios em uma academia, o outro se reunia em uma rede virtual. Ambos receberam orientações sobre nutrição, atividades físicas e adoção de hábitos saudáveis. Ao final, os participantes dos dois grupos perderam, em média, 4,5 quilos. Porém, os da rede virtual pareceram estar comendo de maneira mais saudável e fazendo mais atividades físicas. Segundo os pesquisadores, a autoconfiança e a motivação conquistadas na academia virtual os ajudaram a atingir seus objetivos na vida real.

Downloads de livros

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) disponibiliza para downloads, em seu site www.unesp.br, livros que integram o selo Cultura Acadêmica. A coleção foi lançada no ano passado, com 44 obras, e, desde então, outras dezenas de livros foram incluídos. Segundo os organizadores, a meta do projeto é publicar 1 mil títulos em dez anos, permitindo maior acesso à produção
acadêmica da Unesp.

Mapa do cérebro

Visualização da anatomia de dois cérebros humanos normais em 3D, obtenção de dados genéticos de doenças, como Alzheimer ou autismo, e exploração de imagens de ressonância magnética, entre outras. Tudo isso pode ser acessado, gratuitamente, no site www.brain-map.org, do Instituto Allen. É possível também identificar como traumas e distúrbios psiquiátricos afetam áreas específicas do cérebro.

Terra on-line



A Agência Espacial Europeia (ESA) disponibiliza, gratuitamente, no site www.esa.int/miravi, imagens da Terra quase em tempo real. Cientistas e interessados podem conferir também as alterações promovidas pelas mudanças climáticas no planeta, como erupções vulcânicas, enchentes, deslocamento de icebergs, entre outras. Denominado Miravi, o serviço produz imagens a partir de dados enviados pelo satélite Envisat. “Estamos muito satisfeitos com o número de pessoas que usam o Miravi para explorar nosso planeta. Esse entusiasmo nos levou a oferecer novas imagens que possibilitam diferentes tipos de informação”, disse Volker Liebig, diretor de Observação Terrestre da ESA.

Moto voadora

O australiano Chris Malloy afirma, em seu site www.hover-bike.com/index.html, ter construído a primeira moto voadora do mundo. Ele diz que a Hoverbike pode atingir velocidade de 270 km/hora. O veículo usa motor a gasolina de 106 cv e só pode decolar com um peso total de até 270 kg. Os aros das rodas ficam na horizontal, e, dentro deles, foram colocadas hélices movimentadas por um motor. O protótipo, contudo, não subiu mais do que alguns centímetros do chão, nos curtos voos de teste. O preço ainda é alto – US$ 40 mil –, mas Malloy garante que a produção em escala poderia torná-lo acessível.

Deu no portal do Cremesp

O site www.cremesp.org.br/sustentabilidade divulgou, em 13 de junho, pesquisa da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro que aponta a redução da preocupação ambiental entre os brasileiros. O levantamento indicou que 57% dos entrevistados mantêm hábitos compatíveis com a sustentabilidade, mas, em 2007, esse percentual era de 65%.

A pesquisa levou em consideração a escolha da população por produtos ecologicamente corretos nas prateleiras, a compra de transgênicos e a prática de reciclagem, entre outros. Uma das explicações seria o alto custo dos produtos sustentáveis.


Este conteúdo teve 105 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 411 usuários on-line - 105
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.