PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PONTO DE PARTIDA (pág.1)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág. 4)
José Feliciano Delfino Filho


CRÔNICA (pág. 10)
Tufik Bauab*


EM FOCO (pág. 12)
Voluntários do Sertão


SINTONIA (pág. 15)
Emerson Elias Merhy*


DEBATE (pág. 18)
A relação médico-paciente e a internet


GIRAMUNDO (págs. 24 e 25)
Curiosidades da ciência e tecnologia, da história e atualidade


SAÚDE NO MUNDO (pág. 26)
O sistema de saúde público no Japão


HISTÓRIA DA MEDICINA (pág. 30)
Epidemias: os grandes desafios permanecem


CARTAS & NOTAS (pág. 33)
Conexão com o usuário a um clique


HOBBY (pág. 34)
Alexandre Leite de Souza


PONTO COM (págs. 38/39)
Informações do mundo digital


CULTURA (pág. 40)
Imperdíveis exposições da Pinacoteca


TURISMO (pág. 42)
Das flores de Bali ao enxofre do Ijen


LIVRO DE CABECEIRA (pág. 47)
Dica de leitura de Desiré Carlos Callegari *


FOTOPOESIA( pág. 48)
Adélia Prado


GALERIA DE FOTOS


Edição 58 - Janeiro/Fevereiro/Março de 2012

LIVRO DE CABECEIRA (pág. 47)

Dica de leitura de Desiré Carlos Callegari *

Reorganize sua bagagem


É especialmente importante para quem chegou à meia-idade, com prestígio profissional, conforto e sólidos laços de família, fazer a si mesmo uma pergunta: minha vida é realmente boa? Ou, apesar de todo esse aparente sucesso, a realidade é angustiante devido aos muitos compromissos que o impedem de desfrutar o que você mais gosta, como, por exemplo, uma boa conversa com sua mulher, filhos, amigos, com alguém que ama e, especialmente, consigo mesmo?

Certamente, você é um vencedor, pois conquistou um padrão de vida que é o objetivo oficial do mundo contemporâneo. Mas, seja sincero, está feliz com tudo isso? Se não estiver, chegou o momento de ler Reorganize sua bagagem, de Richard J. Leider e David A. Shapiro, um guia para executivos bem- sucedidos que vivem mergulhados em frustrações. Há livros que não bastam ser lidos apenas uma vez, pois a cada leitura descobrimos coisas novas sobre as quais meditar. É o caso desse. Os autores partem da própria experiência pes¬soal e de centenas de entrevistas com executivos em busca de autoconhecimento, felicidade, e da verdadeira vida boa.

Mas o que é uma vida boa? Leider e Shapiro propõem um roteiro agradável em direção a um equilíbrio entre as demandas do trabalho, da vida afetiva e do lugar do verdadeiro bem- estar. Eles ensinam de que maneira cada um de nós pode desenvolver sua própria visão de vida boa e tentar alcançá-la, ainda que isso signifique muitas mudanças na bagagem.

Talvez seja preciso deixar para trás muitas coisas que, durante sua vida, você carregou sem necessidade e com má vontade. Haverá perdas? E se não houver? Você terá de responder francamente a muitas perguntas incômodas, a começar pela que deu origem a este livro, feita a Leider pelo líder de uma tribo africana, diante de sua mochila repleta de todas as quinquilharias que poderiam ser úteis num safári pela África: você está feliz com isto? Não, não estava. Vieram muitas outras. O que você gostaria realmente de ser? Onde é o seu lugar neste mundo? O que você deve fazer para tirar este peso de sua vida?

Esse livro se transformou numa febre entre executivos norte-americanos e do restante do mundo. Afinal, ele responde a uma pergunta contemporânea, feita pela revista Forbes aos grandes profissionais de carreira: por que estamos tão mal... se tudo está tão bem? Você fará vários exercícios com resultados eficazes para aumentar, por exemplo, o riso e a alegria de seu dia a dia, para intensificar as relações com quem você ama, para fazer uma verdadeira faxina nas suas ideias de sucesso, de presente e de futuro. Enfim, trata-se de um roteiro para a felicidade que, além inspirar reflexões, tem um texto muito divertido. Boa leitura e, se for o caso, espero que você consiga mudanças!


Obra: Reorganize sua bagagem
Autores: Richard J. Leider e David A. Shapiro
Editora: Rocco

*Médico anestesista, diretor de Comunicação do Conselho Federal de Medicina, ex-presidente e atual conselheiro do Cremesp


Este conteúdo teve 97 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 359 usuários on-line - 97
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.