PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PONTO DE PARTIDA (pág.1)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (págs.4 a 8)
James Drane


EM FOCO (págs.9 a 11)
Dormiu bem?


CRÔNICA (págs.12 a 13)
Tufik Bauab*


MÉDICOS NO MUNDO (págs.14 a 17)
Irène Frachon


DEBATE (págs.18 a 23)
Emergência e Regulação: novos desafios dos cursos de Medicina


SINTONIA (págs.24 a 27)
Novas práticas educativas no setor da Saúde


GIRAMUNDO (pág.28 a 29)
Curiosidades de ciência e tecnologia, história e atualidades


PONTO COM (págs.30 a 31)
Informações do mundo digital


HOBBY (págs.32 a 35)
Pediatra escala os maiores picos do mundo


HISTÓRIA DA MEDICINA (págs.36 a 38)
Especialidades médicas


LIVRO DE CABECEIRA (pág.39)
Por Bráulio Luna Filho*


CULTURA (págs.40 a 43)
Moacyr Scliar e Yann Martel


GOURMET (págs. 44 a 47)
Moqueca de camarão


FOTOPOESIA (pág.48)
Poesia anônima na capital paulista


GALERIA DE FOTOS


Edição 63 - Abril/Maio/Junho de 2013

PONTO COM (págs.30 a 31)

Informações do mundo digital

Acervo digital da MPB

No site do Instituto Tom Jobim, o internauta pode acessar o acervo digital com toda a obra do maestro e de vários outros músicos como Gilberto Gil, Dorival Caymmi, Chico Buarque e Milton Nascimento. Há áudios, vídeos, partituras e álbuns musicais completos. É possível, até mesmo, ver alguns esboços de canções escritas por Jobim. No portal também há espaço para outra arte, a arquitetura. Projetos e desenhos do arquiteto Lucio Costa estão disponibilizados no acervo digitalizado. É só acessar: http://portal.jobim.org


Parada pela vida

Está no ar o novo site do Parada – Um Pacto pela Vida (www.paradapelavida.com.br), campanha do Ministério das Cidades criada para diminuir o número de acidentes e mortes no trânsito. O portal é dividido nas áreas de atuação da campanha, com serviços digitais, parceiros, editorial, e o Parada nas redes sociais. Há também um termômetro que mostra a realidade do trânsito por Estado. No espaço reservado aos serviços digitais, é possível baixar os aplicativos gratuitos Mãos no Volante, Rotas das Cidades e Onde tem Táxi aqui.


Universidades na tela

Cursos online nos mesmos moldes de universidades estrangeiras, como a Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), no Brasil, também tem! A Universidade Estadual Paulista (Unesp) criou o Unesp Aberta (barnard.ead.unesp.br). Nele é possível ter acesso a mais de 300 vídeos, textos e imagens de diversas disciplinas nas áreas de humanas, exatas e biológicas. Já a Universidade de São Paulo (USP) tem um portal de vídeos da instituição (eaulas.usp.br), que oferece busca por palavras-chave e divisão de acordo com áreas do conhecimento.


Obras raras

A coleção de obras raras da Biblioteca Central Cesar Lattes está disponível para consulta pública na Biblioteca Digital da Unicamp (http://www.bibliotecadigital.unicamp.br), no menu à esquerda. Ao todo, são 43 títulos datados desde 1559. Uma das obras, publicada em 1648, trata da história natural do Brasil, e apresenta ilustrações de plantas, animais e cenas do trabalho no campo.


Cada vez melhor?

O que você quer mudar no mundo? Pensando nisso, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Meu Mundo (www.myworld2015.org), uma página na internet que pede a ajuda dos cidadãos para definir as metas pós-2015 para a Terra. É possível marcar seis das 16 opções oferecidas e sugerir uma que não foi citada. Entre as prioridades estão temas como a eliminação do preconceito e discriminação; acesso à energia em casa; proteção às florestas, aos rios e oceanos; e educação de qualidade. Os resultados serão compartilhados com os líderes mundiais responsáveis pela definição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


Cada vez menor

Uma série de fotos divulgadas pela ONG de Hong Kong Society for Community Organization (SOcO) mostra famílias de baixa renda, solteiros, idosos e desempregados vivendo em espaços minúsculos. O documentário fotográfico mostra o problema de habitação existente na cidade japonesa, que tem uma das maiores densidades populacionais do mundo, com 6,3 mil pessoas por quilômetro quadrado. O menor apartamento visitado pela ONG tinha 2,6 metros quadrados, e era alugado por um homem solteiro e desempregado. Para ver as fotos, acesse: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/03/130313_galeria_espacos_pequenos_fn.shtml.


Clinics agora online

A Clinics, revista científica do Hospital das Clínicas, ganha edição online (www.clinics.org.br), disponível para download por qualquer pessoa. Entre os estudos divulgados estão o trabalho desenvolvido na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, que acompanha em ratos a oclusão traqueal em feto, e o estudo multidisciplinar entre a Faculdade de Medicina da USP e o Hospital Israelita Albert Einstein, mostrando que o condicionamento físico aeróbico evita atrofia muscular. Para conferir a versão em português, acesse: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/issues/218383

 

(Colaborou: Wellington Monteiro)

Crédito das fotos, por ordem de aparição: Divulgação / Dreamstime-Kamaga / www.bbc.co.uk


Este conteúdo teve 107 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 357 usuários on-line - 107
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.