PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Ponto de Partida


ENTREVISTA
Pierre Lévy: Medicina & Internet


CRÔNICA
Luis Fernando Veríssimo


EM FOCO
Gêmeos


TELEMEDICINA
Raul Cutait


DEBATE
A Medicina e os Laboratórios


SINTONIA
Wilson Luiz Sanvito


COM A PALAVRA
Aureliano Biancarelli


LIVRO DE CABECEIRA
"A Linha de Sombra"


CULTURA
Arte Naif


HISTÓRIA DA MEDICINA
Cirurgias das Amígdalas


GOURMET
Penne ao contadino


CARTAS & NOTAS
Comentários e agradecimentos


POESIA
Gregório de Mattos


GALERIA DE FOTOS


Edição 24 - Julho/Agosto/Setembro de 2003

EDITORIAL

Ponto de Partida

Abordada sob vários aspectos, as novas tecnologias dão o tom desta edição da Ser Médico. Primeiramente, o colega encontrará uma Entrevista com o filosófo e escritor Pierre Lévy, professor da Universidade de Ottawa, no Canadá, e autor de livros consagrados. Lévy con-fe-re aos computadores e à Internet um papel transformador, tão importante para a evolução humana quanto a invenção da escrita e da tipografia. Para ele, as novas ferramentas de comunicação têm impactos significativos no sentido de melhorar a inteligência coletiva, inclusive na Medicina.

Saindo do campo filosófico, o médico Raul Cutait faz uma exposição sobre a utilização prática dessas técnicas de informação na Medicina – a chamada telemedicina. Com maior impacto no campo da educação médica continuada, a telemedicina agregou benefícios consideráveis à formação médica, facilitando o acesso dos profissionais a informações e a troca de experiências entre centros médicos. Por seu caráter interativo, permite as teleconferências, o atendimento à distância, a segunda opinião e a conexão entre pesquisadores, acelerando e otimizando as ações em saúde. Essas mudanças têm repercussões éticas e legais na prática médica. Nesse sentido, o compromisso do médico com o sigilo das informações do paciente, talvez seja um dos artigos de nosso Código de Ética Médica que mereça maior atenção dos colegas. A responsabilidade de profissionais estrangeiros perante as leis e normas éticas do País, quando participam interativamente dos procedimentos médicos à distância, é uma questão premente de nossos Conselhos de Medicina.

O tema do Debate desta edição: “Os conflitos da relação entre a Medicina e os laboratórios farmacêuticos” também aborda o impacto das novas tecnologias nos custos de organização dos congressos médicos. Devido aos custos, muitos congressos são realizados com patrocínio dos laboratórios, o que têm gerado questionamentos sobre a credibilidade das informações veiculadas nos encontros. O debate, coordenado pelo presidente do Conselho Federal de Medicina, Edson Oliveira Andrade, é uma discussão profícua sobre o papel dessa relação.

Regina Ribeiro Parizi Carvalho
Presidente do Cremesp

Este conteúdo teve 115 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 334 usuários on-line - 115
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.