PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PÁGINA 1
Ponto de partida


PÁGINA 4 a 9
Entrevista


PÁGINA 10 e 11
Crônica


PÁGINA 12 a 15
Conjuntura


PÁGINA 16 a 19
Vanguarda


PÁGINA 20 a 26
Debate


PÁGINA 27 A 29
Em foco


PÁGINA 30 E 31
Giramundo


PÁGINA 32 E 33
Ponto com


PÁGINA 34 E 35
Hobby


PÁGINA 38 a 40
Cultura


PÁGINA 42 A 46
Turismo


PÁGINA 47
Médicos que escrevem


PÁGINA 48
Fotopoesia


GALERIA DE FOTOS


Edição 84 - Julho/Agosto/Setembro de 2018

PÁGINA 30 E 31

Giramundo

Guerra de drones


A guerra de drones estaria começando? Por enquanto não, mas já é possível. O primeiro sistema de contradrone do mundo, que opera além da linha de visão, usando radar, foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Ele pode detectar, rastrear, classificar, monitorar por vídeo, inspecionar e capturar com segurança drones intrusos. Um dos sócios da empresa que está comercializando o equipamento disse que a tecnologia pode ser usada em uma guerra no mundo real “com uma evolução constante de técnicas de ataque e defesa”. Assustador...


Sêmen em baixa


 

Um estudo da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp concluiu que a qualidade do
sêmen sofreu um declínio nos últimos 27 anos. Primeira no Brasil a ter grande amostragem e um longo período de seguimento, de 1989 a 2016, a pesquisa – conduzida pela bióloga Anne Ropelle – avaliou 9.495 homens. A média de concentração dos espermatozóides era de 86 milhões por ml, entre 1989 e 1995; de 2011 a 2016 caiu para 48 milhões, ainda dentro do padrão de normalidade, que é igual ou acima de 15 milhões por ml. A motilidade progressiva e os valores da morfologia normal também caíram. Uma das causas que devem ser investigadas mais a fundo, segundo os pesquisadores, é a obesidade.


Para ler ou reler


Para quem não leu, as dicas são valiosas; para quem já leu, uma releitura é sempre bem-vinda. Trata-se de uma lista com os melhores 20 títulos de um dos mais importantes estilos da literatura nacional, o romance, elaborada pelo portal de arte Revistak7. Foram adotados critérios como um livro de cada grande autor; obras com alguma inovação, entre outros. São eles:

Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Machado de Assis
• O Ateneu (1888), Raul Pompeia
• Recordações do Escrivão Isaías Caminha (1909), Lima Barreto
• Macunaíma (1928), Mário de Andrade
• Vidas Secas (1938), Graciliano Ramos
• Fogo Morto (1943), José Lins do Rego
• Grandes Sertões: Veredas (1956), Guimarães Rosa
• A Paixão Segundo GH (1964), Clarice Lispector
• O Coronel e o Lobisomem (1964), José Cândido de Carvalho
• A Pedra do Reino (1971), Ariano Suassuna
• Os Sertões (1902), Euclides da Cunha
• Capitães de Areia (1937), Jorge Amado
• O Tempo e o Vento (1949), Érico Veríssimo
• Vestido de Noiva (1973), Nelson Rodrigues
• O Cortiço (1890), Aluísio Azevedo
• Til (1842), José de Alencar
• Crônica da Casa Assassinada (1959), Lúcio Cardoso
• Morte e Vida Severina (1967), João Cabral de Melo Neto
• Memórias de um Sargento de Milícias (1854), Manuel Antonio de Almeida
• O Quinze (1930), Rachel de Queiroz
Mais informações em: http://www.revistak7.com.br/2017/07/romance-20-titulos-da-literatura.html


Cuidado com o jejum intermitente


O jejum intermitente está na moda para perder peso rapidamente. Contudo, uma pesquisa realizada na Universidade de São Paulo (USP), apresentada recentemente na reunião anual da Sociedade Europeia de Endocrinologia, em Barcelona, mostra que ele pode ter consequências para o metabolismo e aumentar o risco de diabetes 2. Conduzido pela pesquisadora Ana Cláudia Bonassa, o estudo feito em ratos demonstra que esse tipo de jejum pode prejudicar o funcionamento normal do pâncreas e a produção de insulina.


Molécula contra a malária


Surgiu uma esperança para as milhões de pessoas, principalmente nas áreas mais pobres do planeta, incluindo o Brasil, que são contaminadas pela malária. Uma nova molécula, desenvolvida no país pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (Cebip-Fapesp), é forte candidata para a criação de um medicamento contra a doença, uma das mais negligenciadas no mundo. Os pesquisadores testaram a molécula em camundongos e em cultivo in vitro. Segundo Rafael Guido, professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP), no quinto dia do teste foi detectada a remoção de 62% da quantidade de parasitas no sangue e, após os 30 dias, os ratos que haviam ingerido a dose da molécula sobreviveram. Um artigo sobre a pesquisa foi publicado no Journal of Medicinal Chemistry.


Casas impressas


Eindhoven, na Holanda, será a primeira cidade no mundo a ter casas construídas com impressoras 3D. O revolucionário Project Milestone adota modernidades no conforto e, além de serem ecologicamente sustentáveis, as casas estão localizadas em uma área arborizada. As primeiras cinco moradias já estão sendo projetadas e as primeiras chaves devem ser entregues em 2019.


De cima é mais bonita


A Terra, vista de cima, é ainda mais bonita. As fotos tiradas por drones cada vez mais mostram isso, como se pode ver nas imagens premiadas no concurso Drone Awards 2018, que teve a participação de 4,4 mil imagens registradas em todo o mundo. Fotógrafos profissionais e amadores de 101 países concorreram ao prêmio em seis categorias: urbana, abstrata, vida selvagem, pessoas, esportes e natureza. O vencedor foi o francês Florian Ledoux, com a fotografia intitulada Above the Polar Bear (ou “Acima do Urso Polar”), feita no Canadá.


Santo abacate


Para quem gosta de abacate a notícia não poderia ser melhor. Para quem não gosta, quem sabe seja aquele estímulo que estava faltando para se acostumar a consumi-lo. Um estudo clínico, que no desjejum trocou a manteiga pelo azeite do avocado (abacate
pequeno), mostrou redução significativa de glicemia, colesterol total, LDL-colesterol, triglicérides, inflamação pós-prandial, tendência à melhoria da insulina e da redução da endoxemia, e diminuição de riscos de aterosclerose. A conclusão surpreendente é de uma tese de doutorado da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, concluída na Universidade de Lund, na Suécia, e publicada no Journal of Functional Foods. Como o azeite tem um preço muito alto, a autora do estudo, Cibele Furlan, avalia que um quarto do fruto in natura grande ou metade do avocado seria importante no dia a dia.

(Colaborou: Maria Melo)



 


Este conteúdo teve 99 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 504 usuários on-line - 99
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.