Busca:

Palavra-chave:

TODOS OS SAÚDE EM PAUTA

ÚLTIMOS SAÚDE EM PAUTA

  • 07-04-2022
    Qualidade de vida
    Dia Mundial da Saúde comemora 74 anos de existência
  • 04-02-2020
    Dia Mundial do Câncer
    Saiba quais são as estimativas da doença para 2025 e conheça formas diárias de prevenção
  • 26-07-2019
    Evento
    Fórum discutirá complicações dos procedimentos médicos injetáveis na Dermatologia e Cirurgia Plástica
  • 26-07-2019
    Evento
    Hanseníase: uma doença primariamente neural é tema de simpósio da SBH, com apoio do Cremesp

Saúde em pauta



Agosto Dourado


Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo

A semana da amamentação no Brasil ganhou o nome de Agosto Dourado, e está sendo adaptada pelo Ministério da Saúde, que coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999, por meio da distribuição de cartazes e folders. A campanha é celebrada entre os dias 1° e 7° de agosto, e busca colaborar, incentivar e informar as mães de todo mundo sobre a importância do aleitamento para a saúde e desenvolvimento das crianças de até dois anos ou mais.

Segundo a Sociedade Goiana de Pediatria, os benefícios são para ambos — a mãe amamentar seu bebê após o parto ajuda o útero a voltar ao tamanho normal brevemente, reduz o sangramento e previne anemia materna e limita risco de câncer de mama e de ovários. Para a criança, também há benefícios: protege contra doenças, proporciona melhor crescimento e desenvolvimento, previne a formação incorreta dos dentes e problemas na fala.

Logo após o nascimento, nos primeiros dias, a mãe produz o colostro que é diferente do leite maduro, pois contém mais proteínas e menos gorduras, caracterizado por uma composição mais viscosa, com proteínas que atuam na defesa do corpo do bebê. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, diz que não há tempo certo para cada mamada, o bebê está satisfeito quando solta um dos seios espontaneamente. 

 Por ser um alimento completo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é indicado praticar a amamentação durante os seis primeiros meses de vida do bebê, sem introduzir nenhum alimento complementar á dieta.

 

Fontes:

http://www.iamspe.sp.gov.br/8547-2/

https://www.marinha.mil.br/saudenaval/aleitamento-materno-agosto-dourado

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/agosto-dourado-e-incentivo-a-amamentacao-fique-por-dentro#:~:text=O%20chamado%20Agosto%20Dourado%20simboliza,de%20qualidade%20do%20leite%20materno.

 




CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 341 usuários on-line - 147
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.